terça-feira, 10 de maio de 2011

financiamento da casa própria - parte 2



Organizando as finanças

1. Faça uma planilha

comece por identificar quanto você ganha, quanto gasta e se tem dívidas ou dinheiro guardado.
registre os gastos em uma planilha ou bloquinho. a planilha ajuda a visualizar o destino de cadacentavo, mas pede disciplina e persistência. 

2. O preço da casa própria

Faça do sonho uma meta. Determine o valor do imóvel desejado e estabeleça um prazo para adquiri-lo. Tenham em mente que os bancos aceitam o comprometimento de até 30% da renda líquida no crédito. Se a renda familiar for de R$ 5 mil e a parcela de R$ 1500, o padrão de vida vai cair. Ao financiar a compra, você precisa ter certeza de que poderá bancar as parcelas e ainda deixar o lugar pronto para morar. Em apartamentos novos, por exemplo, acabamentos, mobiliário, iluminação e seguro custam em média, 50% do valor do imóvel. O percentual cai para 20% ou 30% no caso de um usado.


3. Reveja as dívidas

Classifique as dívidas e elimine as caras, ou seja, aquelas cujos juros são altos, como as do cartão de crédito e as do cheque especial. atente também para o longo prazo dos créditos imobiliários. 

4. O dia dia das contas 

A reeducação financeira é uma questão de hábbito e independe do quanto se ganha. Com o crédito tão acessível, é comum comprar supérfluos - e usando dinheiro que não é próprio. Mesmo quando a capacidade financeira é alta, não se pode realizar tudo.  

5. Coisas de casal

Quando duas pessoas se juntam, passam a ter objetivos comuns, como comprar casa, reformar, adquirir móveis ou ter filhos. O casal pode usar uma ou duas planilhas, mas com planos em comum, as contas vai se misturar. É bom porque aumenta o potencial de consumo e de poupança dos parceiros.

6. imprevistos acontecem

O ideal é manter o nível de consumo ligeiramente abaixo da renda para garantir tranquilidade financeira e uma aposentaria saudável. Desse jeito, é possível enfrentar os imprevistos com  maior segurança. Caso você perca o emprego, continuará com aquela prestação equivalente a 30% do que ganhava antes. E isso até o final do crédito. Faça um plano de saúde. Se você tiver um filho ou sofrer um acidente, pode gastar milhares de reais na falta de uma cobertura.


Cursos de Finança pessoal

Procure na sua cidade instituições que ofereçam cursos sobre planejamento financeiro. E pesquise bem na internet, pois há boas alternativas, como os cursos da BM&F Bovespa. http://tinyurl.com/cursobovespa




fonte: revista minha casa - julho/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua visita, eu amo receber comentários, pode ser críticas, desde que construtivas. Sinta-se em casa.



Viviane de Jesus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...