quarta-feira, 11 de maio de 2011

cozinha Americana

Lugar de convívio: versátil, integrada e moderna,
a cozinha americana é uma excelente opção 
para apartamentos pequenos.

 

Hoje em dia, a cozinha americana aparece como um pré-requisito para quem procura um apartamento. Com a diminuição de área dos novos empreendimentos, o aproveitamento dos espaços se tornou essencial. É por isso que a cozinha americana, caracterizada pela integração entre a sala de jantar e a cozinha, aparece como uma solução para o problema de espaço.Uma enorme vantagem da cozinha americana é a interação que ela proporciona. A cozinha deixou de ser um lugar de serviço, um ambiente frio, para se tornar parte integrante da sala. “A cozinha americana estimula nas pessoas o prazer de cozinhar.Para acompanhar a nova função da cozinha nas residências, os eletrodomésticos também se modificaram e ganharam nova função. Hoje eles estão mais bonitos e não há motivos para escondê-los. Eles fazem parte da decoração.

Mas não são só os novos apartamentos que podem desfrutar desse tipo de cozinha. Casas e apartamentos antigos também podem ter uma cozinha americana. 
O arquiteto Cledenor J. S. Filho dá dicas do que não pode faltar:

  • Uma boa cozinha americana tem que ser funcional, prática e respeitar o circuito. Pegar o alimento na geladeira, lavar na pia e levar ao fogão/micro-ondas.
  • Tem que ter tomadas suficientes para o que uma vida moderna exige: cafeteira, sanduicheira, torradeira etc.
  • Além da bancada da pia, a bancada de fora um pouco mais alta possibilita a criação de um bar, com banquinhos do outro lado. Ela pode ser de granito ou mármore, que são resistentes a manchas e arranhões.
  • O piso e o revestimento da cozinha não precisam ser iguais aos da sala, mas devem se harmonizar com eles, aumentando assim a sensação de amplitude.
  • Pia, fogão, geladeira e metais se tornaram peças de design e compõem a decoração.
  • Uma boa coifa ou depurador de ar não pode faltar para evitar que o cheiro de fritura se espalhe para o resto da casa.
  • Os móveis devem ser planejados para otimizar espaços. É como se fosse uma arquitetura de barco: aproveitamento máximo de todos os cantos.
  • Lembre-se de olhar a planta hidráulica e elétrica antes de quebrar as paredes para garantir que naquele local não existe tubulação ou conduítes.


Cledenor J. S. Filho, sócio-diretor do escritório Cledenor J S Filho Arquitetura Ltda.
5084-4460 - cledenor@uol.com.br
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua visita, eu amo receber comentários, pode ser críticas, desde que construtivas. Sinta-se em casa.



Viviane de Jesus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...